domingo, 5 de julho de 2009

BALAIOS E BALAIADA

(Alice Pires, Iramir Araújo e Altemar Moraes)
Representantes do movimento balaiada, organizado para combater o grupo Sarney no Maranhão, estiveram presentes no lançamento da revista Balaiada em quadrinhos, que tem ilustrações de Ronilson Freire e Beto Nicácio e produção de Iramir Araújo.
(Populares prestigiam o evento)

Bastante prestigiado por populares, o evento reuniu diversas personalidades da classe política maranhense, um verdadeiro sucesso a parte, mais o que realmente chamou atenção dos presentes foi à estranha presença do ex-candidato majoritário e papagaio de pirata, Flávio Dino. Triste, desajeitado, mal vestido e sem prestigio, o velho Dino, estava jogado aos cantos do evento, com um rosto realmente de dar pena.

(O Dep. Federal, Federal Flávio Dino sem prestigio, proucurando um afago em meio aos populares)


Vale Lembrar!!! O pobre bichinho penoso que tanto perseguiu a estrela do PT acabou indo para direto na panela, após o péssimo resultado obtido nas urnas, da ultima eleição.

Acorda Alice: Depressão é coisa séria?


BALAIADA EM QUADRINHOS

A história começa na isolada Vila da Manga. Um vaqueiro, incapaz de aceitar a injustiça cometida pelo poder constituído contra seu irmão, arregimenta alguns companheiros igualmente destemidos e invade a cadeia do povoado. Liberta seu irmão e os outros prisioneiros e faz uma proclamação, incitando o povo a rebelar-se contra os desmandos dos governantes.

Naquele momento brotava um movimento popular, uma insurreição, uma verdadeira guerra que assumiu proporções nunca vistas, fugiu ao controle dos partidos provinciais e mobilizou o poder imperial que, acuado, enviou para o Maranhão seu mais graduado soldado.

O Vaqueiro: Raimundo Gomes Jutahy. O homem enviado para debelar o movimento: O Coronel Luis Alves de Lima. O objetivo, claro e definido: derrotar os sediciosos. Acabar com a Balaiada.

De acordo com os responsáveis pela obra, personagens como o vaqueiro Raimundo Gomes, Francisco dos Anjos, o Balaio e o Negro Cosme Bento são sempre colocados na condição de vilões na História do Maranhão. Por isso, consideram necessário mostrar diversos ângulos do evento e facetas não exploradas pela história escrita nos manuais.

O objetivo do trabalho é ser um incentivo para que estudantes e a comunidade em geral despertem para a importância de conhecer a história e a cultura local, além de mostrar as pessoas que formaram a história do Brasil.

1 comentários:

Anônimo disse...

e muito compricado

Postar um comentário