quarta-feira, 1 de julho de 2009

DEU NO BLOG DO NOBLAT: A NOVA DOR DE CABEÇA DE ROSEANA SARNEY


Quem viu por aí João Alberto de Souza, 73 anos de idade, atual vice-governador do Maranhão pelo PMDB?

No último dia 2, ele assumiu o governo em substituição à governadora Roseana Sarney (PMDB), que se licenciou do cargo para operar um aneurisma cerebral em São Paulo.

Roseana e ele chegaram ao poder em meados de abril último depois que o Tribunal Superior Eleitoral cassou os mandatos do governador Jackson Lago (PDT) e do seu vice, acusados de compra de votos.

Na quarta-feira da semana passada, João Alberto decidiu viajar a Brasília parar contactos com ministros - e fez o que a lei não o obrigava a fazer: transmitiu o cargo para o deputado Marcelo Tavares (PSB), presidente da Assembléia Legislativa e adversário político dele e de Roseana.

Desapareceu depois disso. Pode estar ainda em Brasília. Ou ter voltado a São Luís e se refugiado em casa - não se sabe por que.

Primo de José Reinaldo, ex-governador do Maranhão e inimigo declarado do clã dos Sarney, Tavares assumiu o cargo com rara desenvoltura.

No primeiro dia despachou no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado. No segundo, acompanhado de secretários, assessores e correligionários, embarcou para Imperatriz, a segunda cidade mais importante do Maranhão.

Promoveu um comício por lá. Criticou Roseana. Reuniu-se com o PSB local e demais partidos que se opõem aos Sarney. Estimulou-os a seguirem se opondo.

No último fim de semana visitou municípios da Baixada Maranhense. Arregimentou ali a oposição ao governo de Roseana. Acenou com tempos melhores. E até prometeu a assinatura de alguns decretos antes de dar por findo seu curto período de governo.

Roseana recupera-se da operação em Brasília. Só deverá reassumir o governo na próxima semana.

O paradeiro do vice João Alberto continua um mistério.



BLOG DO NOBLAT http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

0 comentários:

Postar um comentário