terça-feira, 17 de março de 2009

Repercute no país viagem de amigos de Roseana bancada pelo Senado

Deu na Folha online Roseana teria usado cota de passagens do Senado para viagens de parentes

Em meio à onda de denúncias que atinge o Senado há mais de duas semanas, a cota de passagens aéreas disponível por mês para cada parlamentar foi colocada em xeque nesta segunda-feira. A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, é acusada de usar em março parte da cota de passagens do Senado para custear a viagem de sete parentes, amigos e empresários do Maranhão para Brasília.

Reportagem publicada pelo site “Congresso em Foco” afirma que a viagem de ida e volta dos amigos e parentes da senadora foi operada pela agência Sphaera Turismo, de Brasília. Desde 2005, a empresa atende os senadores e servidores da Casa nos deslocamentos aéreos.

Resolução editada pelo Senado em 1998 regulamenta a utilização das passagens aéreas pelos parlamentares. O texto, porém, não estabelece restrições para o uso das passagens somente pelos senadores. A resolução detalha apenas como as passagens devem ser utilizadas - com trechos para os Estados de origem e para o Rio de Janeiro, antiga capital do país.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário do Senado, disse que não viu irregularidades no repasse das passagens de Roseana aos parentes. Na avaliação do senador, responsável por assuntos administrativos da Casa, cada parlamentar é livre para escolher como utiliza as suas passagens —com o único impedimento de vendê-las. “Cada senador tem o seu critério, essas cotas são individuais. Viaja senador, familiar do senador. Não tem nenhuma regra proibitiva. Desde que eu acho que seja conveniente para mim, eu posso dar [a passagem]”, afirmou.

Entre as pessoas que teriam utilizado as passagens de Roseana está a cunhada da senadora, Teresa Murad Sarney, que é esposa de Fernando Sarney - investigado junto com a mulher pela Polícia Federal, na Operação Boi Barrica. Além da cunhada, estaria na lista a esposa do empresário Eduardo Carvalho Lago, Rosa Lago - que manteriam negócios com Fernando Sarney, irmão de Roseana.

Heráclito disse que a lista de sete amigos e parentes de Rosena, divulgada pelo site, não é verdadeira. “Não são todas as pessoas que estão citadas ali. Tem pelo menos dois nomes que não estavam entre os que receberam passagem”, afirmou.

O primeiro-secretário disse que não vai solicitar investigações das denúncias contra Roseana uma vez que a responsabilidade sobre o uso das passagens é exclusiva de cada parlamentar. Irritado com o excesso de denúncias contra a Casa, Heráclito desabafou. “Eu acho que tem que fechar o Congresso. Essa campanha [contra o Senado] não está sendo justa. Cadê as ONGs e as irregularidades do Poder Executivo?”, questionou.

Procurada pela Folha Online, Roseana não retornou as ligações para comentar as denúncias.

Acusações – Desde que o senador José Sarney (PMDB-AP) assumiu a presidência do Senado, vieram à tona uma série de denúncias que arranharam a imagem da Casa Legislativa —a maioria referente a irregularidades que tiveram início antes dele ocupar o cargo. Heráclito solicitou hoje a instauração de sindicância para apurar denúncia da contratação de familiares de servidores do Senado em empresas terceirizadas, o que contraria a resolução antinepotismo (contratação de parentes) editada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Reportagem da Folha também mostrou que mais de três mil funcionários da Casa receberam horas extras durante o recesso parlamentar de janeiro. Além disso, há duas semanas, Agaciel Maia, então diretor-geral do Senado, deixou o cargo após a Folha revelar que ele não registrou em cartório uma casa avaliada em R$ 5 milhões.

Na semana passada, o diretor de Recursos Humanos do Senado, José Carlos Zoghbi, pediu exoneração depois de ser acusado de ceder um apartamento funcional para parentes que não trabalhavam no Congresso.

(Gabriela Guerreiro - Folha Online, em Brasília)

0 comentários:

Postar um comentário