quinta-feira, 19 de março de 2009

O SENADO ESTÁ CAINDO DE PODRE

O presidente do Senado foi eleito no dia 2 de fevereiro, tomou posse imediatamente, mas só em 17 de março, premido pelos escândalos, decidiu fazer uma faxina nos 136 cargos de diretores da Casa, o que representa quase dois diretores para cada um dos 81 senadores.

Ao passar a régua nos cargos, o senador José Sarney tenta estancar os escândalos diários que pipocam na imprensa.



Emparedado o velho lobo tenta dar uma resposta a sociedade. Só que agora Inês é morta.

Dos 136 diretores, cinco foram flagrados em maracutaias, as quais só são possíveis com a conivência dos senadores. Alguns senadores se arguiram em defensores dos servidores flagrados, como é o caso de Papaléo Paes (PSDB-AP), que usa a tribuna para expressar seu desgosto com a ação da imprensa.

Vale lembrar, que os senadores fazem parte de um clube fechado com 81 associados e milhares de servidores que cuidam de suas vidas.

Por isso, vale perguntar.

Qual o senador que ocupou a primeira secretária do Senado que questionou as horas extras dos servidores ou a ocupação ilegal dos apartamentos funcionais por servidores ou a utilização indiscriminada das cotas de passagens aéreas das excelências?

Qual foi o senador que achou imoral, policiais legislativos se deslocarem para fazer a segurança de uma das residências do presidente da Casa?

A resposta é nunca.

Afinal, os servidores escondem os maus feitos das excelências e estes fecham os olhos para as maracutaias dos servidores. É o caso da recíproca verdadeira.

Tirante tudo isso, as revelações da mídia criaram um clima de desconfiança entre os senadores.

Pipocam pelos corredores que os jornalistas estão sendo abastecidos de denúncias por senadores descontentes.

Sarney e Renan acusam Tião Vianna de ter vazado o desvio de passagens aéreas custeadas pela Casa que beneficiou alguns amigos e parentes de Roseana Sarney, que afirmou que não daria mais explicações sobre a avalancha de suspeitas e acabou interpelada pelo Ministério Público.Contra atacado pela denúncia que uma filha viajou para o México com telemóvel institucional do Senado, Tião Viana acusa Sarney e Renan por um possível dedodurismo e promete retaliação.

É interessante que as acusações mútuas levem os senadores a desconhecer a competência da imprensa em apurar os delitos.

Para os senadores, tudo o que está ocorrendo é fruto de sequelas da última eleição para a presidência da Casa ou da entrevista de Jarbas a VEJA.

Infelizmente o que as excelências não querem reconhecer é que um dia a casa cai de podre. É isso, o que está acontecendo.

Escrito por Chico Bruno
O ESTADO DE S.PAULO
(Este blog é atualizado diversas vezes durante o dia)

0 comentários:

Postar um comentário