domingo, 19 de abril de 2009

POR QUE FLÁVIO DINO TERIA SIDO CONVIDADO POR ROSEANA A ASSUMIR A CASA CIVIL?


Circula nos bastidores político da capital a informação de que o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito de São Luís sob a acusação de ter o apoio do grupo Sarney - apesar de nunca ter negado tal acordo convincentemente á opinião público, teria sido mesmo convidado a compor a equipe administrativa de um eventual governo da senadora Roseana Sarney, caso se confirme a cassação do governador Jackson Lago.

Segundo o blogueiro Robert Lobato, o convite teria envolvido, além da senadora, claro, parte da direção nacional do PCdoB e teve como um dos interlocutores do partido o senador cearense Inácio Arruda. Fontes e analistas do meio político especulam que a Casa Civil (hoje ocupada por Aderson Lago) seria a pasta oferecida por Roseana ao deputado comunista, destino ao qual ele [Flávio] ainda tenta resistir. Autor de projetos políticos na câmara, como a abertura de uma “janela” na questão da fidelidade partidária, a de igualdade de direitos para as pessoas homossexuais, a legalização do aborto, a promulgação da PEC vereadores enfim, talvez Dino prefira continuar na câmara, presumindo o suicídio político que iria cometer se aceitasse estar sob o manto subversivo da caatinga dos Sarneys.

Não obstante ao fato, o que deixa muita gente intrigado/desconfiado – inclusive a mim, diante da total ausência de Dino nos movimentos contra a cassação do governador Jackson Lago e de nunca ter se pronunciado á respeito do assunto - é a razão pelo qual Roseana tomou a liberdade de fazer um convite dessa natureza para o deputado Flávio Dino, ainda mais em um cargo de extrema confiança política pessoal, que usa da prerrogativa no atributo de suas funções em assessorar o Governador do Estado na área administrativa e financeira; na execução das políticas públicas, programas, projetos etc.

Em síntese: com certeza um convite desses não partiria a alguém que não fosse do mesmo grupo político ou comungasse dos mesmos ideais e projetos políticos do esquema Sarney (já imaginou situação idêntica, onde fossem convocados José Reinaldo, Dutra, Roberto Rocha, Aderson Lago, Rubens Junior entre outros ferrenhos oposicionistas a participar da gestão do clã sarneysista?). Possibilidade esta, convenhamos, improvável, aliás, impossível de ocorrer algum dia.

O PC do B de Flávio Dino já ocupou cargos de proa numa administração anterior da senadora, poderia voltar à máquina estatal em situação melhores do que as que ocupa hoje no findo governo Lago. Na época, detinha três importantes cargos no governo de Roseana. O de gerente regional de Santa Inês, comandado por Marcos Kowarick; o de presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), entregue a Stefano Silva Nunes e o de diretor fundiário do Iterma, Eurico Fernandes. Mesmo que de fora, isso não impede que Flávio e o PCdoB atue diretamente em uma remota administração de Roseana, conforme aponta o histórico do partido.

0 comentários:

Postar um comentário